quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cuidando da Segurança - Curso de Pilotagem

Descobri neste final de semana que não sabia pilotar (corretamente) e que as aulas de física do ginásio não foram tão inúteis assim. Confirmei também o que todos já sabemos: Que o processo para  habilitação de motos é uma piada.

No último final de semana fiz o curso de pilotagem esportiva da MotorsCo (www.motorsco.com.br ou www.speedmaster.com.br). Quando me inscrevi no site achei o preço alto, mas agora depois aprender o que aprendi já não acho mais.

O curso acontece em Piracicaba/SP no circuito do ECPA. Lá tem toda a infra-estrutura necessária para se pilotar com segurança: áreas de escape, ambulância com médicos de plantão, barreira de pneus, etc.

O curso é ministrado pelo Tite, Leandro Mello, Pedro Mello, Fernando Neto entre outros que ajudam na logística e montagem dos exercícios. Todos com uma grande experiência em pilotagem e uma didática impecável. Nenhuma dúvida ficou sem resposta.

O Primeiro dia

Os dias sempre começam com as instruções teóricas em sala de aula, lá aprendemos que todas as leis da física (que aprendemos no 1º grau) realmente servem para alguma coisa. Todas as teorias são aplicadas na pilotagem, comportamento da moto em diversas situações, posicionamento do piloto na motocicleta, deslocamento de massa em situação de aceleração, frenagem e curvas.

Foi mostrado também o quanto são importantes os equipamentos de segurança, tanto que no segundo dia eles foram necessários para dois pilotos que nada sofreram graças a estes importantes itens.

Depois chegou a hora que todos esperavam... a pista.

032

A parte prática é realizada através de vários exercícios com a utilização de cones para demarcar. Foram feitos exercícios de slalom, frenagem, curvas, sempre com acompanhamento individual dos instrutores, afinal eram cinco pessoas avaliando a pilotagem de vinte pilotos.

Tite explicando o exercício de frenagem

Antes de cada exercício, o careca do Tite (a esquerda) passava todas as instruções para a galera não fazer cagada e nem se apavorar com o comportamento das motos.

Leandro Mello mostrando o posicionamento na moto

Acima o Leandro Mello mostrando o posicionamento do piloto tanto nas retas quanto nas curvas... "suavidade" era a palavra.

091

Ainda no primeiro dia tivemos a oportunidade de "deitar o cabelo" nas curvas usando as técnicas explicadas. Eu na foto acima (que não é da minha melhor curva) descobri que minha moto não tem a mesma capacidade das superesportivas (que deitam pra cassete), mas pude chegar no limite de inclinação dos meus pneus com segurança.

 

Segundo dia

O segundo dia foi reservado para os exercícios de segurança, como calcular a tangência e velocidade da curva, desvio de trajetória, correção de trajetória dentro da curva com a ajuda da técnica de contra-esterço, técnica que muita gente utiliza involuntariamente e nem percebe.

É... no segundo dia já estava inclinando muito mais...

Passamos praticamente o dia inteiro na pista, na foto acima já dá pra perceber que a inclinação melhorou bastante, possibilitando uma maior velocidade também.

Exercício de mudança de trajetória dentro da curva... bem difícil

Esta é uma foto do exercício de mudança de trajetória dentro de uma curva... fazer um S com a moto inclinada não é nada fácil... tem que treinar muito.

No final do curso recebemos orientações sobre pilotagem na chuva, pilotagem noturna, entre outras dicas.

 

Conclusão

O curso realmente cumpre o que promete, se você for prudente e utilizar as técnicas, dicas e posicionamentos apresentados, você realmente irá pilotar com muito mais segurança nas nossas maravilhosas estradas que tem nossos maravilhosos motoristas e motociclistas.

Está sendo preparado para breve um curso de pilotagem Racing para pilotagem exclusivamente em pista. Onde a preocupação será com tempo de volta, negociação de ultrapassagens, etc. Também está nos planos o curso para as 250cc, então vão acompanhando no site do curso que todos terão sua vez.

 

Pedro Mello e eu, pessoa incrivel.

O curso foi ótimo, mas teve uma coisa que foi muito mais gratificante que isso. A troca de experiências pessoais com a equipe da MotorsCo, principalmente com o Pedro Mello, que tem o espírito muito mais jovem que o meu e uma experiência de vida muito grande. Uma pessoa realmente espetacular me motivou em sempre melhorar cada vez mais. Foi ótimo ouvir dele no sábado à tarde após o final do treino que minha pilotagem teve um ganho incrível  em comparação com o início do dia (já que fomos no mesmo grupo de São Paulo a Piracicaba). Meus agradecimentos pela grande motivação que ele me deu desde o sábado pela manhã até o final do domingo.

 

DSC01248 Foto Oficial da galera.

Até a próxima...

6 comentários:

Unknown disse...

Claudinei

Podemos publicar seu texto no site da Motorsco???

Claudinei disse...

Tite,

Pode publicar lá sim... Só coloque a referência ao meu blog no final.

Abs

Daíza de Carvalho disse...

Parabéns pelo texto, as fotos tb estão d+!
Daíza

Anônimo disse...

Ola Claudinei,

Gostaria de dizer em nome da equipe MotorsCo que ficamos felizes em ler sobre o nosso curso em seu blog, e que nos deixa muito mais animado a ensinar e aprender sempre, pois a cada curso a gente sempre ensina mas também aprendemos muito com nossos alunos!

Foi muito bom saber que curtiu o curso e o que nestes dois dias em que convivemos juntos tivemos muitos valores agregados com nossas trocas de experiência!

Um forte abraço de toda a nossa equipe!

Fernando A. Neto
MotorsCo.
www.motorsco.com.br

Unknown disse...

claudinei...muito bacana você contar a sua experiência com o curso num blog...sempre pensei em fazer um curso de pilotagem e agora me animei um pouco mais.

você poderia postar aqui contatos pra que eu possa agendar pra mim?

abraços!

Claudinei disse...

Edu e Fernando, Agradeço os elogios, espero sempre poder contribuir com a galera.

Edu... acesse o site do curso www.speedmaster.com.br lá tem a agenda, valores e toda a informação necessária.

Abs

Claudinei